skip to Main Content

A especialidade ortopédica Cirurgia da Mão é altamente especializada, com formação também em Microcirurgia e Cirurgia Reconstrutiva de Membros. Existem várias doenças que podem acometer as mãos e punhos, entre elas as mais frequentes são a síndrome do túnel do carpo e as tendinites das mãos e punhos. Existem também lesões graves e de difícil tratamento como as lesões do plexo braquial, que devem ser tratadas por especialistas no assunto, somente.

Conheça as doenças mais comuns
Mãos e Punhos | Síndrome do Túnel do Carpo | Dr. Guilherme Sevá
Síndrome do Túnel do Carpo

Doença decorrente da compressão do nervo mediano (responsável por importante parte da movimentação e sensibilidade da mão) no nível do punho. Gera desconforto, dor e incapacidade funcional. O tratamento precoce de evita sequelas e elimina os sintomas.

Conheça nosso tratamento minimamente invasivo
Mãos e Punhos | Dedo em Gatilho | Dr. Guilherme Sevá
Dedo em Gatilho

Mais frequente em mulheres que trabalham com as mãos (especialmente naquelas que praticam atividades repetitivas) é causado pelo espessamento da bainha dos tendões. Cursa com “travamento” do dedo afetado e dor. Diversas modalidades de tratamento quando bem empregadas são eficazes.

Saiba mais
Mãos e Punhos | Artrose das Mãos | Dr. Guilherme Sevá
Artrose das Mãos

Assim como os membros inferiores, as mãos são compostas por diversas articulações submetidas a carga e desgaste diários. O envelhecimento prejudica o processo reparativo destas estruturas levando à artrose, que pode cursar com dor, alargamento das articulações e diminuição dos arcos de movimento. Tem seu tratamento pautado na melhora da dor e qualidade de vida do paciente através de suplementação, órteses ou mesmo cirurgia quando necessária.

Mãos e Punhos | Lesões dos Nervos Periféricos | Dr. Guilherme Sevá
Lesões dos Nervos Periféricos

Os nervos são responsáveis pela transmissão das informações entre sistema nervoso central e o corpo. Lesões traumáticas cortantes ou por estiramento podem interromper o bom funcionamento destas estruturas levando aos mais variados graus de perda de função (sensitiva e ou motora). O adequado acompanhamento por profissional versado em técnicas microcirúrgicas pode reestabelecer grande parte das funções perdidas. Englobadas nesta categoria estão as Lesões do Plexo Braquial.

Lesões do Plexo Braquial

São lesões muito graves do nervos que dão sensibilidade e comando aos membros superiores. De espectro diverso, eventualmente são irreversíveis. Entretanto com tratamento adequado podem ter significativa melhora, com aumento da função do membro, melhora da auto estima e autonomia do paciente. O tratamento completo pode incluir uma ou múltiplas cirurgias específicas a cada caso, demandando experiência e expertise da equipe envolvida.

Entorse de Punho

O punho é composto por oito pequenos ossos unidos por um intrincado conjunto de ligamentos. Quedas ou entorses do punho podem levar a degeneração das articulações, dor instabilidade dos mais variados graus.

Tendinites de Mão e Antebraço

Os tendões são as porções terminais dos músculos e estão diretamente relacionados à mobilidade das mãos. São diariamente submetidos a inúmeros ciclos de carga e tração. Sobre-uso, despreparo, má ergonomia e alterações anatômicas são fatores que podem levar a inflamação e dor.

Fraturas

Comum em todas as faixas etárias, as fraturas podem ser extremamente debilitantes. A anatomia específica da mão a difere do restante do corpo. O pronto tratamento por especialista em cirurgia da mão notoriamente aumenta a chance um desfecho mais favorável, com menos sequelas, menos dor e mais rápido retorno às atividades.

Dupuytren

Causada por proliferação anormal de tecido fibroso na palma da mão, a moléstia de Dupuytren gera contraturas e retrações dos mais variados graus. O avanço da doença pode prejudicar muito a função da mão e o tratamento cirúrgico é frequentemente indicado.

Conheça o tratamento cirúrgico
Back To Top