A especialidade ortopédica Pé e Tornozelo é muito ampla e, por isso, trabalha com diversas doenças que causam dores nos pés e tornozelos. Algumas causadas por traumas (acidentes), outras congênitas, e algumas de desenvolvimento durante a vida. As joanetes e as entorses do tornozelo são os problemas mais comuns, mas existem muito outros. Conheça alguns!

Conheça as doenças mais comuns
Pés e Tornozelos | Joanete | Dra. Juliana Doering
Hálux Valgo (Joanete)

Doença ligada ao uso de calçados inadequados e herança genética. É uma das deformidades mais comuns dos pés, principalmente em mulheres. É uma doença progressiva que causa dor e dificuldade para uso de calçados, além de incômodo do ponto de vista estético. Seu tratamento de escolha é cirúrgico. Apresenta em geral bons resultados. Quando bem indicada e realizada a cirurgia, a correção é permanente.

Pés e Tornozelos | Fasceíte Plantar | Dra. Juliana Doering
Fasceíte Plantar

A fasceíte é a causa de dor plantar mais comum, tanto em atletas como em idosos e sedentários. Causa de dor principalmente nos primeiros passos do dia, e ao usar calçados de salto baixo. Deve ser tratada prontamente após o início dos sintomas para que não se torne condição crônica.

Pés e Tornozelos | Entorse de Tornozelo | Dra. Juliana Doering
Entorse de Tornozelo

As entorses são as lesões esportivas mais comuns no tornozelo. Causa frequente de visita ao pronto-socorro, muitas vezes são tratadas de forma inadequada, sem imobilização e sem acompanhamento especializado. Seu tratamento é, na maioria das vezes, não-cirúrgico, desde que tratadas corretamente. Podem evoluir para instabilidade do tornozelo, condição em que o paciente mantém quadros de entorses recorrentes com falseios. Neste caso, muitas vezes indicamos o tratamento cirúrgico artroscópico, que é capaz de promover rápida recuperação e retorno às atividades.

Pés e Tornozelos | Entorse de Tornozelo | Dra. Juliana Doering
Metatarsalgia e Neuroma de Morton

Devemos diferenciar estas entidades:
A Metatarsalgia é a dor embaixo das cabeças dos metatarsos, na parte plantar dos dedos. Causada mais comumente por falta de alongamento da musculatura posterior das costas, coxas e pernas, e por sobrecarga nesta região. Comum em corredores e mulheres que costumam usar saltos altos e pode aparecer em portadores de joanete e hálux rígido.

O Neuroma de Morton é a formação de espessamento ao redor dos nervos entre os metatarsos, o que em algumas condições provoca dor e formigamento nos dedos.

O tratamento destas condições é geralmente não-cirúrgico, com palmilhas e orientações. A cirurgia está indicada para alguns casos, somente.

Pés e Tornozelos | Tendinites de Calcâneo | Dra. Juliana Doering
Tendinites de Calcâneo

Lesões comuns em corredores, também afeta pacientes sedentários e idosos. Causa dor na região posterior do tendão de aquiles e incapacidade para realizar atividades do dia-a-dia com conforto. Existem vários tipos de tratamento, a depender do tipo de tendinite.

Pés e Tornozelos | Pé Plano Infantil | Dra. Juliana Doering
Pé Plano Infantil

O pé chato infantil pode ser considerado uma característica individual do paciente ou ser consequência de uma doença ortopédica. Existem pés planos que não apresentam sintomas e outros extremamente dolorosos. se houver dor, é importante procurar avaliação médica especializada.

Pés e Tornozelos | Fraturas | Dra. Juliana Doering
Fraturas

Apesar de freqüentemente tratadas no pronto-socorro por ortopedistas gerais, as fraturas do pé e tornozelo apresentam especificidades. Pequenas alterações residuais podem alterar significantemente o funcionamento destas regiões, levando a seqüelas significativas, sendo necessário diagnóstico e tratamento adequados das mesmas.

Pés e Tornozelos | Dor Posterior no Tornozelo | Dra. Juliana Doering
Dor Posterior no Tornozelo

A dor na região posterior do tornozelo ocorre mais comumente em bailarinos e atletas que utilizam o movimento de flexão plantar do tornozelo, como por exemplo em meia-ponta, ponta e chute. É decorrente de fragmento ósseo ou fibrótico na região posterior do tornozelo, associado a gestos repetitivos de flexão do mesmo. Muitas vezes negligenciado nos atendimentos ortopédicos, apresenta ótimos resultados com tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos.

Pés e Tornozelos | Hálux rígido | Dra. Juliana Doering
Hálux rígido

O hálux rígido é uma doença muito confundida com a joanete. Isso porque, com alguma frequência, leva a uma aumento no tamanho da articulação principal do primeiro dedo. É uma condição dolorosa que leva a dor e dificuldade para usar calçados, além da perda da mobilidade do dedo. Existem opções de tratamento conservador e cirúrgico, com bons resultados finais.